O programa Ossos do Ofício promoveu na noite dessa terça-feira, 5, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, o primeiro debate do mês de outubro. A palestra ‘Mídia e Subjetividade’ foi a segundo do módulo 'Cultura e Comunicação', que ainda prevê mais dois momentos de discussão sobre a temática.
À frente do encontro dessa terça estava a psicóloga Edelvaisse Mendonça Ferreira, coordenadora da seção sergipana do Conselho Regional de Psicologia, que apresentou o tema ‘A psicologia e a influência da mídia na produção da subjetividade’. Foram levantadas no debate questões como o desrespeito à diversidade cultural pelos meios de comunicação de massa, a publicização de cenas e informações que ridicularizam pessoas e que estimulam a erotização infantil, entre outras.
Durante o evento a psicóloga incitou o debate sobre a interferência da mídia no comportamento, nas crenças e nos valores do ser humano, destacando principalmente o aproveitamento feito pela publicidade da ingenuidade infantil. Outro aspecto abordado foi o quão prejudiciais são as propagandas de bebidas alcoólicas, além de como o racismo e as relações de gênero e a violência são abordadas na mídia e acabam por reiterar práticas sociais abusivas.
Para a psicóloga, a motivação para a discussão vem de uma tentativa do Conselho Regional de Psicologia de inserir a sociedade civil no debate a respeito da necessidade de regulamentação para as comunicações midiáticas, em especial a publicidade. “Esse ainda é meio esquecido pela sociedade, que não se envolve tanto quanto deveria, já que é algo que está inserido e influencia a vida contemporânea de forma bastante decisiva”, comenta.
“É de suma importância que a sociedade civil participe dessa discussão, especialmente precionando as autoridades, para que não haja um acordo tácito de que está certa a forma como a comunicação como tem sido feita”, afirma coordenadora da seção sergipana do Conselho Regional de Psicologia.
Palestras
Ossos do Ofício é um programa realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). A iniciativa visa a promoção de debates semanais com temas relacionados à arte, educação, cultura e cidadania. O programa põe em pauta a contemporaneidade e suas transformações, contribuindo com a formação dos agentes culturais, com a produção de conhecimento e com a abertura a novas possibilidades.
O debate da terça passada, 28, 'Democratização da Comunicação', marcou o início do uso de módulos temáticos pelo programa, que atualmente discute a temática 'Cultura e Comunicação'. Os próximos temas a serem abordados serão 'TV Pública', dia 18, e 'Cultura e Comunicação', no dia 25 deste mês. Em função do feriado, o encontro não será realizado na próxima terça, 12.
Participação
Os debates são realizados todas as terças-feiras, às 19h, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, localizada na Av. Pedro Calazans, 737, bairro Cirurgia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3179-3695 ou no twitter @funcajucultura.